Senilde Alcantara Guanaes

Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Sociais e Antropologia e pós-doutorado em Educação, todos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É professora da UNILA, atuando no Ciclo Comum de Estudos (CCE), no curso de Antropologia e no Programa de Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina – PPGICAL. Atualmente, é pesquisadora associada do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; coordena o Acordo de Cooperação Técnica Unila e Prefeitura de São Miguel do Iguaçu-PR (ACT 01/2020); integra o Observatório da Temática Indígena na América Latina – OBIAL; o Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe e o GT de Políticas Culturais da universidade. É assessora ad hoc da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e desenvolve trabalhos de assessoria em políticas públicas e perícias voltadas aos povos indígenas e temas ambientais. Trabalha com temas como gestão ambiental; ecologia política; soberania agroalimentar e territorial; políticas indigenistas; movimentos sociais; povos e comunidades indígenas, tradicionais e campesinas. Currículo completo no endereço: http://lattes.cnpq.br/2225216853257039.

RESUMO LATTES:

Senilde Alcantara Guanaes – Deu início aos seus estudos na Universidade Federal da Bahia – UFBA, se transferindo durante a graduação para a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde realizou graduação em Ciências Sociais (1996), concentração em Antropologia; mestrado em Antropologia Social (2001) e doutorado em Ciências Sociais (2006), ênfase em Antropologia. Com apoio da Capes, realizou estágio de doutorado no INRA – Institute National de Recherche Agronomique de Paris (2005) com pesquisa sobre o modelo francês de gestão ambiental, tendo realizado pesquisa de campo com pequenos agricultores, guarda parques e nativos do Parc des Cévennes na região central da França. Com o apoio da FAPESP, realizou estudos de Pós-doutorado (2011) junto ao Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação/UNICAMP, com pesquisas no Mosaico Juréia-Itatins, região de mata atlântica no litoral sul de São Paulo. É professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, atuando no Ciclo Comum de Estudos (CCE), no curso de Antropologia e no Programa de Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina – PPGICAL. Integrou o Celassan – Centro Latino-Americano de Ciência e Tecnologia em Soberania, Segurança e Educação Alimentar e Nutricional da Região Sul (UNILA/MCTIC), no qual criou o Grupo de Interesse Especial (SIG) SSANPOPS – Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Populações Campesinas, Tradicionais e Indígenas. Foi representante da Unila no Conselho Municipal de Políticas Culturais do Município de Foz do Iguaçu-PR (2018-2022). Atualmente, coordena o Acordo de Cooperação Técnica entre Unila e Prefeitura de São Miguel do Iguaçu-PR (ACT 01/2020); integra o Observatório da Temática Indígena na América Latina – OBIAL; o Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe, ambos no IMEA/UNILA; e participa do GT de Políticas Culturais da Universidade. É pesquisadora associada do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; assessora ad hoc da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e desenvolve trabalhos de assessoria em políticas públicas e perícias voltadas aos povos indígenas e temas ambientais. Trabalha com temas como unidades de conservação; gestão ambiental; ecologia política; soberania agroalimentar e territorial; políticas indigenistas; movimentos sociais; povos e comunidades indígenas, tradicionais e campesinas. Teve que conciliar a sua formação acadêmica e vida profissional com a maternidade em tempo integral.